COVID-19

Mar 16, 2020

Orientações Gerais. Os cartórios estão prontos para atender você com segurança!


08 de Março. Dia Internacional da Mulher

Mar 06, 2020

O Dia Internacional da Mulher é celebrado anualmente, no dia 8 de março. A ideia de uma celebração anual surgiu depois que o Partido Socialista da América organizou um Dia da Mulher, em 20 de fevereiro de 1909, em Nova York - uma jornada de manifestação pela igualdade de direitos civis e em favor do voto feminino. Fonte: Wikipédia “Ser mulher é saber ser um pouco de tudo e em todos os instantes ser única e especial”. Autor Desconhecido.


Inventário Negativo, o que é e para que serve?

Feb 18, 2020

O que é inventário negativo? O inventário negativo é utilizado para comprovar a inexistência de bens a partilhar. Ele é necessário caso os herdeiros queiram comprovar que o falecido deixou apenas dívidas, ou caso o cônjuge sobrevivente queira escolher livremente o regime de bens de um novo casamento. Inventário negativo: para que serve? O inventário é uma lista dos bens a partilhar de um indivíduo, tanto para seus herdeiros quanto para seus credores. Os credores irão cobrar do espólio valores referentes às dívidas do falecido antes da partilha dos bens. Se há o inventário negativo, comprova-se que o falecido não tinha bens a serem partilhados entre os herdeiros e portanto, não há espólio do qual os credores possam retirar a parcela da qual lhes é devida. É de suma importância, principalmente para o viúvo ou viúva, de forma que estes não se encontrem assumindo dívidas dos finados.


4º ENCONTRO GOIANO DE REGISTRO CIVIL

Feb 13, 2020

Aconteceu no último 08 e 09 de Fevereiro de 2020, o 4º Encontro de Registro Civil, na cidade de Goiânia - GO, onde alguns de nossos colaboradores estavam presentes a fim de aprimorar seus conhecimentos. O evento foi realizado pela ARPEN-GOIÁS (Associação dos Registradores das Pessoas Naturais de Goiás). Foram oferecidos dois cursos, com a proposta de agregar conhecimento, através do aprimoramento da Grafotecnia e Documentoscopia, ministrado pelo professor Luiz Gabriel dos Passos, e Direito de Família Aplicado ao Direito Registral, com o professor André de Almeida Dafico Ramos.


Divórcio Consensual com filhos menores podem ser feito em Cartório Extrajudicial

Feb 04, 2020

De acordo com o Provimento nº 42/2019, editado pela Corregedoria-Geral de Justiça do Estado de Goiás, casais com filhos menores de idade ou incapazes podem realizar divórcio consensual em cartórios de Goiás. O provimento determina ainda o prévio ajuizamento de ação judicial referente à guarda, visitação e alimentação como condição para o decreto do divórcio, resguardando assim os direitos dos menores e incapazes. Fonte: Rota Jurídica


Como é feito o Reconhecimento de Firma?

Jan 23, 2020

O reconhecimento de firma é o ato pelo qual o tabelião atesta que a assinatura de um documento corresponde àquela da pessoa que a lançou. Existem dois tipos, por Autenticidade ( Verdadeiro) e por Semelhança. No quadro acima vejamos a definição de cada um deles.


Ficha de Apoiamento validadas em Cartório de Notas

Jan 09, 2020

A partir de 20 de dezembro, o tabelionato de notas brasileiro começou a atender os cidadãos que desejarem preencher e validar a FICHA DE APOIAMENTO para a criação de novos Partidos Políticos de acordo com a Resolução nº 23.571 de 2018 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Feliz Natal e Próspero Ano Novo

Dec 25, 2019

A equipe do Cartório 2º Ofício de Santa Helena de Goiás, valoriza nossos colaboradores e tem um carinho especial por todos que, como vocês, fazem o nosso trabalho ter um significado especial. Desejamos um Natal de muita saúde, felicidades, paz, harmonia e um ano novo repleto de realizações! Que a união e o sentimento de caridade e boa vontade, se estendam pelo próximo ano, e que nossas ações sejam sempre recebidas com muita alegria e carinho. Boas festas!


Rapidez e Eficácia nos Cartórios de Notas

Dec 17, 2019

Desde 2007 quando foi instituída a Lei nº 11.441/07 que autorizou a lavratura de inventário, partilha, separação e divórcios consensuais por via administrativa, mediante escritura pública, os cartórios de notas de todo Brasil já realizaram mais de 2 milhões de atos dessa natureza. Os dados são do Censec, central de dados mantida pelos tabelionatos brasileiros.


Dissolução da União Estável

Dec 10, 2019

Possuo uma união estável, mas o relacionamento acabou. O que devo fazer?


PROVIMENTO 86/2019

Dec 04, 2019

Desde o dia 28 de Novembro do corrente ano, os credores podem protestar dívidas sem pagar nada por esse serviço.


Totem de Consulta de Protesto

Nov 25, 2019

Buscando inovar e facilitar o dia a dia dos nossos clientes e público em geral, o Cartório do 2º Ofício de Santa Helena de Goiás, em parceria com o IEPTB/GO (Instituto de Estudos de Protestos de Títulos do Brasil / Goiás) instalaram no dia 21/11/2019 (quinta-feira) um totem para serviços de consultas de protestos de Pessoa Física e Jurídica.